10 de junho de 2019

TEMPLO BUDISTA CHEN TIEN

Buda Sorridente no Templo Budista Chen Tien em Foz do Iguaçu.

Dicas de Passeios em Foz do Iguaçu

TEMPLO BUDISTA CHEN TIEN

O Templo Budista Chen Tien em Foz do Iguaçu é um lugar que mantém viva a cultura oriental da cidade. A cidade é formada por diversas etnias e o legado de cada uma delas está espalhado por Foz. O Templo preserva a herança oriental da região, aliando a paz dos ensinamentos budistas dos cenários locais.

A HISTÓRIA DO TEMPLO

Está localizado em uma região bem privilegiada em Foz, ás margens do Rio Paraná, foi construído em uma parte em 1996 pela comunidade chinesa de Foz do Iguaçu, que era guiada pelo mestre Tong Zhong. Por ser em um local alto, é possível ter uma visão de parte do centro da cidade e também da Ciudad Del Este, no Paraguai que faz fronteira com a cidade.

O Templo Budista Chen Tien é o segundo maior da América Latina e abriga um importante centro de estudos e meditações budistas. Um fato que chama bastante atenção do local é a sua arquitetura, uma vez que foi construído com elementos bastante simples. A maioria dos templos budistas são construídos com estilo arquitetônico Dzong, com estupa, pagodes e detalhes muito ricos de diversas cores.

AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO TEMPLO BUDISTA CHEN TIEN

O Templo conta com 120 estátuas coloridas espalhadas por todo o local, os jardins são bem cuidados e de grande destaque para quem visita. Assim que você chega no atrativo se depara com o Buda Sorridente (Buda MilaPusa) e seus 7 metros de altura, ele é um dos símbolos para quem visita o atrativo, você com certeza vai querer tirar uma foto com ele quando vir visitar.

Na parte central da praça do Templo fica o Buda Amithaba, com 10 metros de altura, o acesso á estátua não é permitido, porém, recomenda-se que se recite o seguinte mantra frente a ela: NAMO AMITUOFO. A tradição diz que, assim é possível eliminar seus sofrimentos, aflições e atrair riqueza, longevidade, saúde e harmonia.

Na mesma praça, encontra-se a entrada para o Santuário Ksitigarbha, um edifício de dois andares que é um espaço consagrado aos Budas e serve de residência para o mestre budista. Dentro do Santuário é preciso se manter em silêncio, lá você também poderá deixar pedidos em formato de bilhetes.

Santuário Ksitigarbha no Templo Budista Chen Tien em Foz do Iguaçu.

Há também no interior do Santuário 18 estátuas de Arahants: termo designado para aqueles que atingiram um estado de iluminação. Por afastarem o mal, essas figuras são consideradas as guardiãs do Templo Budistas e estão espalhadas pelo salão principal.

Bem ao lado do Santuário, está o Buda Shakyamuni (Sidarta Gautama) que se trata de um jovem príncipe indiano que abandonou tudo o que tinha em busca da felicidade eterna e é considerado o grande mestre do budismo. Ele é representado em sua forma deitada, uma posição que indica o Nirvana.

Buda Shakyamuni no Templo Budista Chen Tien em Foz do Iguaçu.

No Templo Budista, há ainda os quatros seres iluminados (boddhisatvas) que apresenta as principais qualidades de um Buda:

  • Samantabhadra: representa a grande virtude (amor) e está sentado sobre um elefante;
  • Manjushri: sentado sobre um leão, representa a grande sabedoria;
  • Ksitigarbha: do grande voto para salvar todos os seres;
  • Avalokiteshvara: mais conhecida por seu nome chinês Kwan Yin, representa a grande compaixão.

Simbolizando a proteção, encontra-se também os Leões Fo (Foo) ou Leões de Buda (Rui Shi, em chinês). Esses dois guardiões estão sempre com os olhos bem abertos e ficam apoiados em uma esfera e ficam sempre posicionados na entrada de tumbas e templos, pois espantam os maus espíritos.

Há também 108 estátuas que chamam bastante atenção com seus 2,5 de altura, são os Amitabha, alinhados em direção ao pôr do sol, cada um representando uma reencarnação de Buda na Terra, suas mãos estão postas em gestos que simbolizam a meditação e as boas vindas.

Estátuas de Amitabha no Templo Budista Chen Tien em Foz do Iguaçu.

O templo também conta com algumas regras de visitação, pois como se trata de um local religioso e dedicado á contemplação e a oração, independentemente de sua crença é pedido que respeite o atrativo pois é um território sagrado para os budistas. O passeio dura em torno de uma hora e recomenda-se que seja feito em silêncio.

Confira, a seguir, algumas exigências do Templo para curtir a sua visita sem nenhum estresse:

  • Não subir nas plataformas;
  • Não tocar nas estátuas;
  • Não entrar com bicicletas, motos, patins e animais;
  • Não consumir bebidas alcoólicas;
  • Não fazer piqueniques pelos jardins;
  • Não fotografar o interior do templo.

Se caso você queira lembrar lembrancinhas ou comprar algo específico do loca, há uma loja que conta com algumas mensagens budistas pintadas em suas paredes. É uma loja que conta com souvenires e artesanatos de variados preços.

Jardim do Templo Budista Chen Tien em Foz do Iguaçu.

O Templo Budista Chen Tien, tem o seu horário de funcionamento de Terça a domingo, das 9:30 ás 16:30h, a entrada é gratuita.

Fica localizado na Rua Josivalter Vila Nova, 99. Fica a caminho sentido a Itaipu Binacional, uma boa pedida é fazer os passeios no mesmo dia, para aproveitar a rota.

Esse atrativo conta com uma excelente alternativa para conhecer um pouco mais da cultura asiática na região, além de ser um ótimo lugar para relaxar e ter um momento de paz e espiritualidade.

Lembrando também que o Carimã Hotel & Convention conta com uma agência de turismo dentro do hotel a A3 Iguassu Turismo, que conta com pacotes para o atrativo e transporte com boas tarifas, vale a pena se aventurar.

CONTATO

TEMPLO BUDISTA CHEN TIEN

📞 Telefone: +55 (45) 3524-5566

CARIMÃ HOTEL E CONVENTION

📞 Telefone: +55 (45) 3521-3060

📱 WhatsApp: +55 (45) 3521-3069

LINK DIRETO WHATSAPP CARIMÃ