26 de dezembro de 2019

REFÚGIO BIOLÓGICO DE ITAIPU

Onça pintada no Refúgio Biológico Bela Vista, localizado na cidade de Foz do Iguaçu no estado do Paraná.

O Refúgio Biológico Bela Vista, faz parte dos atrativos da Itaipu Binacional. Ela que faz um papel muito importante na preservação do meio ambiente de Foz do Iguaçu e região. O projeto mais antigo e que tem um retorno ótimo é o próprio Refúgio, que se trata de uma unidade de proteção, que foi criada para receber milhares de plantas e animais desalojados pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Turistas apreciando o Tamanduá no Refúgio Biológico Bela Vista, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no estádo do Paraná.
Foto: Imagem cedida pelo atrativo.

COMO FUNCIONA O PASSEIO?

O passeio se inicia dentro de um ônibus que mais parece um tremzinho, que parte de dentro do Centro de Visitantes na Itaipu Binacional em direção ao Refúgio. O ônibus passa por um trecho em direção da Usina e passa pelo Canal da Piracema, assim você pode avistar o Lago de Itaipu e as capivaras que ficam por ali tomando aquele banho de sol, que também é um momento muito fofo e descontraído que os turistas amam tirar várias fotos mesmo que seja de dentro do ônibus.

Os ônibus possuem um horário específico tanto para a saída do Centro de Visitantes, quanto para a saída do Refúgio em direção ao local de embarque, o passeio ao todo tem em média 1h:30 de duração e é feito juntamente de um guia que te mostrará cada ponto do passeio, tudo muito bem explicado através de uma trilha a pé. A primeira coisa que é explicado é sobre a onça que vive na mata, mas fiquem tranquilos, ela não ataca quando se está em bando e é exatamente o que é explicado, para todos andarem todos juntinhos durante toda a trilha, assim poderão apreciar todos muito bem seguros e até mesmo ter a sorte de ver a onça pintada passeando pela mata, essas informações são passadas para toda a sua segurança, assim como a de andarem todos na trilha e tomarem cuidado com galhos e outras coisas que podem a ver no meio da trilha.

Turistas na parte de botânica do Refúgio Biológico Bela Vista, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná.
Foto: Imagem cedida pelo atrativo.

O guia te mostrará o mapa do Refúgio, explicando cada ponto que o grupo irá parar e explicando que em todos possuem banheiros e bebedouros, o guia também, te levará em uma área de plantas, lá você poderá tirar fotos e até mesmo pegar uma folhinha e sentir as plantas, todas com nomes e funções, uma parte muito rica e incrível para quem ama botânica em geral.

Logo após, será feito as paradas, onde ficam alguns animais. Primeiramente o grupo passa pelo viveiro das antas, logo após podemos ver o Lago de Itaipu e apreciar aquela vista maravilhosa e registrar todo o momento também. O passeio continua em meio a trilha, onde se pode ver uma variedade maravilhosa da fauna e da flora do local.

Outros animais são apreciados no Refúgio Biológico, como: tamanduás, veados, cobras e um variado show de aves e répteis, mas as estrelas do Refúgio são as Onças Pintadas. Elas ficam em um ambiente bem grande, onde podemos avistá-las por meio de um vidro. Lembrando que que o Refúgio conta atualmente com o Valente, uma onça pintada e uma onça pintada na cor preta, além de dois filhotes que são os xodós do atrativo, eles revezam os dias de aparição, ou seja, você verá o Valente ou a mamãe onça com os filhotes dependendo o dia do seu passeio. A escala de aparição de cada uma, está localizado em um painel em uma das paradas do Refúgio Biológico Boa Vista, mas podem ser modificados dependendo o dia, então você terá a sorte de ver um ou outro na sua visita, mas que com toda certeza valerá muito a pena.

Turistas tirando foto da Onça pintada no Refúgio Biológico Bela Vista, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná.
Foto: Imagem cedida pelo atrativo.

ROUPAS E ACESSÓRIOS NECESSÁRIOS PARA O DIA DO PASSEIO

O passeio no Refúgio, é todo feito em meio a uma trilha em meio a mata, pois isso, é preciso ter alguns cuidados em suas roupas e acessórios. Como é feita uma trilha de longa extensão, recomendamos que utilize sapatos confortáveis, também aconselhamos o uso de calças ou shorts, e para aqueles que preferem uma segurança maior, passar e levar um repelente. E para se manter hidratado aquela garrafinha de água para todas as horas. Câmeras e utensílios para fotografia são permitidos durante o passeio, mas para um maior conforto, leve apenas o necessário e de menor peso para não te prejudicar durante o passeio. Assim você poderá estar apreciando do passeio registrando todos os momentos.

Turistas em meio as árvores no Refúgio Biológico Bela Vista, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no estado Paraná.
Foto: Imagem cedida pelo atrativo.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O Refúgio Biológico funciona de terça a domingo nos seguintes horários:

8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30, 15h30.

Também é preciso lembrar que é preciso reservar o seu horário com antecedência em períodos de alta temporada e feriados, pois o passeio é feito com um número exato de pessoas por cada horário.

O Refúgio Biológico fica localizado na Vila C, mas a saída é feita de dentro da Itaipu Binacional, localizada na região norte da cidade. Vale muito a pena fazer esse passeio, é um show da natureza em geral.

Onça pintada no Refúgio Biológico Bela Vista, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná.
Foto: Imagem cedida pelo atrativo.

CONCLUSÃO

Gostou da nossa dica de passeio de hoje? Esperamos que sim.

Após a sua chegada no Carimã Hotel & Convention, que é considerado um dos melhores hotéis em custo benefício da região, não deixe de fazer esse passeio maravilhoso. Lembrando que dentro do hotel contamos com uma agência de turismo a A3 Iguassu Turismo, sendo assim, você pode estar fazendo o seu passeio através dela. A conta com transporte até o local desejado, sendo assim você não precisa se preocupar com nada e o melhor? A A3 cobre os valores da concorrência, podendo você economizar muito na hora de adquirir os seus passeios.

Também contamos com um grupo chamado “Dicas sobre Turismo em Foz do Iguaçu” no Facebook, assim você pode ficar ligadinho em todos os passeios. Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas sobre o nosso hotel, turismo e afins conosco, nossa equipe está sempre disposta a lhe ajudar a sanar todas as suas dúvidas.

GRUPO DICAS SOBRE TURISMO EM FOZ DO IGUAÇU

CONTATO:

CARIMÃ HOTEL E CONVENTION

📞 Telefone: +55 (45) 3521-3060

📱 WhatsApp: +55 (45) 3521-3069

LINK DIRETO WHATSAPP CARIMÃ

A3 IGUASSU TURISMO

📞📱 Telefone e WhatsApp:

Telefone e WhatsApp:

Ágatha: +55 (45) 99111-4043

Michelle: +55 (45) 9 9157-8870