4 de fevereiro de 2020

POLO ASTRONÔMICO CASIMIRO MONTENEGRO FILHO

Placa de entrada do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado no Parque Tecnológico de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

Está pensando em fazer um passeio e conhecer algumas curiosidades do mundo a fora e do planeta? Então o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho em Itaipu, é o local perfeito para que você possa matar algumas curiosidades.

O Polo Astronômico é um dos passeios menos conhecidos do Turismo Itaipu, mas nem por isso perde seu brilho. Muito pelo contrário. Onde mais podemos encontrar um planetário, observatório, plataforma de observação ao olho nu e ficar cara a cara com um extraterrestre?

Ele faz parte do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e, portanto, não é apenas uma atração, mas sim um centro de pesquisa. Os estudantes que fazem parte do PTI também o utilizam como base de estudo.

Prédio do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado no Parque Tecnológico de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
Foto: Turismo Itaipu.

COMO FUNCIONA O PASSEIO?

O passeio para o Polo Astronômico começa como todos os outros do Turismo Itaipu, com saída do Centro de Visitantes, com um ônibus e levando todos ao local. A quantidade de vagas por visitação é limitada.

Durante o passeio será feita várias explicações sobre o espaço, também será vivenciado várias experiências e com muito aprendizado sobre o espaço, as estrelas, os planetas e outros corpos celestes.

O passeio será feito sempre por algum guia explicando cada detalhe de cada espaço do local, seja falando ou apenas monitorando. Você também pode aproveitar esse momento para tirar todas as suas dúvidas com eles.

Telescópio no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado no Parque Tecnológico de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
Foto: Turismo Itaipu.

VISITAÇÃO  

A visitação começa do lado externo do Polo Astronômico, onde recebemos algumas informações sobre o sol, e sua influência nas estações do ano. É feita a explicação sobre o observatório solar indígena e como eles identificavam os solstícios de verão e inverno e os equinócios de primavera e verão.

Também é feita a explicação completa de como funciona um Relógio Solar. A primeira parada é na parte interna do Polo Astronômico, em um espaço chamado Espaço Universo, onde é feito um experimento de bolas de boliche, ele é feito para perceber a diferença de pesa de uma bola de boliche em diferentes planetas e na lua.

Nesse espaço, também é onde se pode ter o contato com o extraterrestre, que nesse caso se trata de um meteorito. Onde também é feita uma breve explicação de como são formados, sua composição e como eles entram na atmosfera terrestre e também é possível segurá-lo. No local também possui algumas réplicas em miniatura de sondas e naves especiais, protótipos de planetas e simuladores do sistema solar.

Telescópio no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado no Parque Tecnológico de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
Foto: Turismo Itaipu.

Outra parte da visita e uma das que mais encantam, é a do Observatório, com uma cúpula de 6 metros de diâmetro, possui telescópios para observação do Sol (diurna) e observação da Lua (noturna), na parte noturna, o céu estrelado também é um ponto que é lindo e apreciado por muitos. Lembrando que todos devem observar através de uma máscara de proteção, pois não é recomendada a observação do sol ao olho nu.

Projeção no anfiteatro do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado no Parque Tecnológico de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
Foto: Turismo Itaipu.

A última parte da visitação ocorre no Planetário, uma grande sala onde no teto é projetada uma sessão temática de um céu virtual em condições excelentes para observações, que varia de acordo com a época do ano. No vídeo é passado explicações sobre os planetas, constelações, galáxias e entre outras coisas, em 360°, como se estivesse abordo de uma espaçonave.

O vídeo dura cerca de 30 minutos, mas possui muitas informações importantes. Durante essa parte do passeio não é possível filmar ou fotografar para não atrapalhar a projeção.

Espaço dos Meteoritos e Boliche no Espaço, no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado no Parque Tecnológico de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
Foto: Turismo Itaipu.

ALGUNS DESTAQUES DO ATRATIVO

O Relógio Solar, Meteoritos, Bolas de Boliche e também a observação no Telescópio Sol.

Os meteoritos te farão sentir como se tivesse um pedacinho do universo em mãos, pois você poderá ter contato com alguns que estão expostos por lá.

O Relógio Solar te faz saber ver as horas como era feito antigamente.

Já as Bolas de Boliche, te mostrarão qual é o peso e a gravidade dos planetas de nossa galáxia com os equipamentos que o Polo Astronômico possui.

O Telescópio Sol, como o próprio nome diz, você observará o sol, e esse telescópio é um dos únicos do Brasil inteiro.

Relógio Solar no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado no Parque Tecnológico Casimiro Montenegro Filho, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
Foto: Turismo Itaipu.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Acontece de terça a domingo em 3 horários, 10h00, 13h00 e 15h00 e o passeio tem 01h30 de duração.

OBSERVAÇÕES:

  • Proibido bolsas e mochilas grandes, bolsas pequenas serão revistadas;
  • Este passeio tem vagas limitadas, recomendamos a compra antecipada;
  • Moradores de municípios lindeiros possuem gratuidade no ingresso;
  • A observação depende das condições meteorológicas favoráveis;
  • O planetário e espaço universo podem ser visitados independentemente do céu;
  • Este passeio é realizado apenas em português.
Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado no Parque Tecnológico de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
Foto: Turismo Itaipu.

LOCALIZAÇÃO

Avenida Tancredo Neves, 6706 – Jardim Itaipu, Foz do Iguaçu, PR.

CONCLUSÃO

Viajar no espaço e se aproximar de estrelas, planetas e outros corpos celestes. A experiência sideral que o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho proporciona é algo incrível e que serve para um conhecimento maior de todos. Então não deixe de visita-lo e conhecer o planetário e plataforma de observações a olho nu.

OBS: ATUALMENTE O ATRATIVO ESTÁ FECHADO TEMPORARIAMENTE (MARÇO DE 2020).

Piscina do Carimã Hotel e Convention, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná.

Gostou da nossa dica de hoje? Esperamos que sim, lembrando que o Carimã Hotel e Convention está entre um dos melhores hotéis em melhor custo benefício da cidade de Foz do Iguaçu e região, um hotel que é sinônimo de muita tradição e história.

Vendedora Michelle na agência de turismo A3 Iguassu Turismo, localizada dentro do Carimã Hotel e Convention, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

O hotel também conta com a A3 Iguassu Turismo, uma agência de turismo anexa bem ao lado da recepção do hotel. Nela você poderá adquirir os ingressos para diversos atrativos e também de transportes até os passeios

O Carimã Hotel & Convention juntamente com a A3 Iguassu Turismo, também conta com um grupo no Facebook é o “Dicas Sobre Turismo em Foz do Iguaçu”. Você pode estar participando e ficando ligadinho em todas as nossas dicas. Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas conosco, estamos sempre dispostos a lhe ajudar.

LINK DIRETO GRUPO DICAS

Capa do Ebook do Carimã Hotel "Passeios Noturnos", com imagem da Itaipu Iluminada, localizada na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

Já conhece os nossos Ebooks? Todo mês preparamos um conteúdo novo recheado de dicas de turismo e afins e o melhor? O Download é gratuito e você ainda ganha um baita presentão ao final dele.

O nosso Ebook desse mês é sobre os “Passeios Noturnos na Tríplice Fronteira”, está esperando o que para fazer Download? Acesse o link abaixo.

EBOOK DO CARIMÃ

CONTATO

CARIMÃ HOTEL E CONVENTION

📞 Telefone: +55 (45) 3521-3060

📱 Whatsapp: +55 (45) 3521-3069

LINK DIRETO WHATSAPP CARIMÃ

A3 IGUASSU TURISMO

📞📱 Telefone e WhatsAp

Michelle: +55 (45) 9 9157-8870

Ágatha: +55 (45) 99111-4043