6 de fevereiro de 2020

COMPRAS NO PARAGUAI

Shopping del Est, localizado em Ciudad del Este no Paraguai.

Fazer compras no Paraguai é algo indispensável para quem está visitando a Tríplice Fronteira pela primeira vez, pois é uma tradição de quem sempre viaja para cá. Sempre ocorrem as dúvidas não é mesmo? Sobre cotas, horários, transporte e o que pode ser ou não ser comprado. Hoje iremos tirar as suas dúvidas a respeito de muitos pontos referente as compras em Ciudad del Este.

PRODUTOS QUE VALEM A PENA COMPRAR NO PARAGUAI

Mesa com diversas maquiagens, como sobra, paletas e pincéis.
Foto: Banco de imagens da internet.

MAQUIAGEM E COSMÉTICOS

É um departamento muito amplo no Paraguai, você vai encontrar inúmeras opções de marcas e opções de maquiagens. As marcas americanas muito famosas no Brasil, são encontradas em todos os shoppings no país vizinho, com uma pequena e muito significativa diferença: os preços. Na maioria das vezes os produtos valem menos da metade do que são cobrados no Brasil. Lembrando sempre da importância da qualidade do produto, por isso, opte sempre por lojas confiáveis e que te mostrem segurança nas compras.

Outro departamento muito amplo e vantajoso nos preços no Paraguai, são os produtos para cabelo, isso abrange quase tudo na área de cosméticos como: shampoos, condicionadores, cremes, máscaras e muito mais. As marcas L’Oréal, John Frieda, Aussie e Joicos por exemplo, são encontradas em promoção em diversas prateleiras de lojas paraguaias, e é muito difícil algum turista não se encantar e querer adquirir alguns desses produtos.

Os cílios postiços também são bem em conta no Paraguai, para aqueles são do ramo de beleza, vão se deliciar nas opções. Os profissionais na área de maquiagem que usam muito cílios em suas clientes, é uma ótima economia, a diferença de preços comparado ao Brasil é enorme.

Mesa com diversos frascos de perfumes.
Foto: Banco de imagens da internet.

PERFUMES

Os perfumes são os queridinhos dos turistas, para se fazer uma pequena comparação os perfumes mais famosos no Brasil custam na faixa de R$ 400,00 e no Paraguai saem por cerca de R$ 160,00 muita diferença não é mesmo? Mas uma dica é muito importante, sempre fique atento aos produtos, pois podem ocorrer de te venderem algum produto falso. Por isso é importante comprar seus perfumes em perfumarias.

Homem segurando um celular.
Foto: Banco de imagens da internet.

ELETRÔNICOS

É o departamento mais procurado pelos turistas no Paraguai, pois levando em consideração o preço no Brasil, a diferença é grotesca, no Brasil os preços costumam ser bem caros, principalmente os lançamentos, na maioria dos casos os preços são bem diferentes do lado paraguaio.

Os produtos mais procurados são as câmeras fotográficas, celulares, som e acessórios em geral, informática costumam valer a pena. Mas sempre é bom ter uma base de preço primeiro, por conta do aumento do dólar.

Amigos brindando com garrafas de cerveja.
Foto: Banco de imagens da internet.

BEBIDAS

Outro produto que é muito procurado e também que se vale a pena comprar no Paraguai são as bebidas. As bebidas alcoólicas em geral costumam ter um diferencial na hora de comprar com os preços do Brasil. No Paraguai você vai encontrar as melhores marcas de Vodca, Tequila, Whisky e até vinhos. Vale a pena você comprar bebidas no Paraguai, pois os preços são ótimos para quem gosta de uma boa bebida.

Cellshop localizado em Ciudad del Este, Paraguai.
Foto: Taroba Hotel

ALGUNS OUTROS PRODUTOS QUE VALEM A PENA COMPRAR POR LÁ

  • GAMES E BRINQUEDOS
  • ARTIGOS ESPORTIVOS
  • EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

QUANTIDADES PERMITIDAS DE ALGUNS PRODUTOS

  • 12 litros de bebidas alcoólicas
  • 10 mãos (carteiras, não pacotes) contendo, cada um, 20 cigarros
  • 25 unidades de charutos ou cigarrilhas
  • 250 gramas de fumo

ALÉM DO QUE VOCÊ NÃO PODE LEVAR MAIS DE 30 ITENS

  • 10, acima de 5$ dólares
  • 20, abaixo de 5$ dólares
  • Máximo 3 itens idênticos são permitidos

PRODUTOS QUE VOCÊ NÃO PODE TRAZER PARA O BRASIL

  • Pneus;
  • Armas e munições;
  • Substâncias entorpecentes ou drogas; remédios;
  • Bebidas alcoólicas, fumos, cigarros trazidos por menores;
  • Bens ocultos com intuito de burlar o sistema;
  • Produtos cuja natureza revelem intuito comercial.
Shopping Del Este, localizado em Ciudad del Este no Paraguai.
Foto: Destino Iguaçu.

DICAS GERAIS PARA FAZER COMPRAS NO PARAGUAI

  • Pesquise na internet sobre lojas confiáveis que oferecem os produtos;
  • Compare preços antecipadamente;
  • Faça um roteiro das lojas que visitará;
  • Vá com roupas e calçados confortáveis e não deixe joias ou aparelhos eletrônicos a vista;
  • Desconfie de preços muito baixos;
  • Peça nota fiscal de todos os produtos;
  • No caso de eletrônicos, abra e teste ainda dentro da loja;
  • Evite comprar em camelôs se busca algo de qualidade;
  • Desconfie de todos os negócios da China, pois podem ser produtos falsos ou defeituosos;
  • Antes de visitar Ciudad del Este, consulte amigos e familiares e pesquise online sobre quais lojas têm boas referências para a compra dos produtos que pretende adquirir. Evite fazer compras em lojas sem boas referências.

DIAS E HORÁRIOS PARA FAZER COMPRAS NO PARAGUAI

Os melhores dias para se fazer comprar nos Paraguai sem dúvidas é terça, quarta e quinta, pois o movimento tende a ser mais fraco, sendo melhor para você que busca um pouco de tranquilidade, mas não se engane, Ciudad Del Este nunca para e sempre terá um pouco da famosa “muvuca”. Os dias mais movimentados sem dúvidas são ás segundas, sextas e sábados. Já aos domingos a maioria das lojas fecham, então não recomendamos esse dia para se fazer compras. O comércio da cidade durante os dias de semana, incluindo o sábado funcionam das 07h30 ás 16h30, aos domingos algumas lojas abrem até ao meio dia, mas a maioria do comércio paraguaio fica fechado.

Garota segurando passaporte e passagens.
Foto: Banco de imagens da internet.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ATRAVESSAR A FRONTEIRA

A fiscalização perante a imigração não é tão rígida na Ponte da Amizade, mas é importante levar a sua carteira de identidade (RG), mesmo sendo bem difícil te pararam para avaliarem os seus documentos, mas lembre-se, você estará em outro país e deve ao menos portar os seus documentos por questão de segurança.

Uma outra exigência formal por lá, seria preciso até mesmo o Certificado Internacional de Vacinação Contra Febre Amarela, já que desde 2018 o Paraguai entrou na lista de países que solicitam esse documento aos brasileiros, mas essa regra não é muito seguida por lá.

Motorista devolvendo o troco para passageiro.
Foto: Banco de imagens da internet.

DÓLAR, REAL OU CARTÃO?

De um modo geral a mulher moeda para fazer compras no Paraguai é o dólar americano, pelo simples fato de você saber certinho o que está gastando e também de que em algumas lojas a conversão do real acaba sendo bem alto. O preço da maioria das lojas também é apresentado na moeda americana.

O real quando convertido em lojas acaba não sendo uma boa, já o cartão de crédito aumentará em 6,38% o valor da sua compra, pois primeiramente você será cobrado em guaranis, a moeda paraguaia, para depois o valor ser transformado em dólar, fazendo com que essa transação não seja satisfatória para você.

Sax Shop localizado em Ciudad del Este no Paraguai.
Foto: Destino iguaçu.

COMO CHEGAR EM CIUDAD DEL ESTE?

Há várias maneiras de chegar em Ciudad Del Este, depende muito do tempo que você quer gastar no trânsito, economia e conforto.

A maneira mais barata com certeza é de ônibus de linha. Você optar por pegar um no terminal de Foz do Iguaçu que vá até a Ponte da Amizade e atravessar a pé a ponte.

Outra opção é de táxis de moto táxis, talvez seja um pouco demorado e tenha um valor salgado, mas pelo menos de táxi você terá um pouco de conforto e se for com 4 pessoas saia um valor mais em conta se dividirem.

O Transfer oferecido pelas agências de turismo também são uma ótima opção para você que procura conforto e também está em grupo. Muitas vezes eles pegam os passageiros nas portas dos hotéis e deixando no mesmo local para facilidade de todos.

Infelizmente aplicativos de mobilidade urbana como Uber e 99Pop e também carros alugados não passam a fronteira. Você pode optar de fazer a corrida por fora, combinando com o motorista, mas vai da sua confiança fazer isso ou não.

CONCLUSÃO

Não deixe de visitar Ciudad del Este quando vir para a Tríplice Fronteira, fique atento as nossas dicas e aproveite as compras. Você encontrará ótimas opções de presentes para você ou para alguém especial.

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Aproveite para baixar o nosso Ebook sobre “Compras na Tríplice Fronteira”, o nosso download é gratuito e você ainda ganha um baita presentão no final do conteúdo.

Capa do Ebook do Carimã Hote e Convention "Compras na Tríplice Fronteira", com adolescentes jogando video game.

CLIQUE AQUI E APROVEITE O EBOOK

Piscina do Carimã Hotel e Convention, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

HOSPEDAGEM

Procurando um hotel que tenha o total conforto e comodidade que merece? O Carimã Hotel e Convention é o local perfeito. O hotel é sinônimo de muita história e tradição na cidade de Foz do Iguaçu, considerado um dos melhores hotéis e melhor custo benefício da cidade e região.

Vendedora Michelle na agência de turismo A3 Iguassu, localizada dentro do Carimã Hotel e Convention, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

O hotel também conta com a A3 Iguassu Turismo, uma agência de turismo localizada dentro do Carimã, bem ao lado da recepção. Nela você pode estar adquirindo os ingressos para diversos atrativos e o melhor? A A3 cobre o valor da concorrência, assim você economiza muito mais. A agência oferece serviço de transporte até diversos atrativos, inclusive para o Compras Paraguai.

A A3 Iguassu em parceria com o Hotel Carimã, possui um grupo no facebook chamado “Dicas Sobre Turismo em Foz do Iguaçu”, participe e fique ligadinho em todas as nossas dicas, aproveite para tirar todas as suas dúvidas com a nossa equipe, estamos sempre dispostos a lhe ajudar.

LINK GRUPO DICAS

CONTATO

CARIMÃ HOTEL E CONVENTION

📞 Telefone: +55 (45) 3521-3060

📱 WhatsApp: +55 (45) 3521-3069

LINK DIRETO WHATSAPP DO CARIMÃ

A3 IGUASSU TURISMO

📞📱 Telefone e WhatsApp:

Michelle: +55 (45) 99157-8870

Ágatha: +55 (45) 99111-4043