28 de janeiro de 2020

ECOMUSEU DE ITAIPU

Maquete mostrando o revele e bacia do Paraná. Localizada no Ecomuseu de Itaipu na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

O Ecomuseu de Itaipu foi inaugurado em 1987, ele fica situado na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, e é o primeiro do gênero na América Latina e faz parte do Complexo Turístico da Itaipu, juntamente com o Canal da Piracema, O Refúgio Biológico e o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho. Ele tem como objetivo básico representar as ligações existentes entre o homem, a sua obra e o meio ambiente da área de abrangência do reservatório de Itaipu. Esse museu é interativo, por isso é tão diferente dos outros. É formado de peças antigas doadas pelos iguaçuenses, recursos interativos e informatizados, mostrando como ocorreu a ocupação na região de Foz do Iguaçu.

Parte de utensílios, pedras e parte ósseas no Ecomuseu de Itaipu, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
Foto: Turismo Itaipu.

O Ecomuseu de Itaipu é um museu que conta a história de toda a cidade de Foz do Iguaçu, bem detalhada, mais precisamente a história da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu e de outros monumentos e momentos históricos. O Ecomuseu é o único museu estruturado como tal na cidade de Foz do Iguaçu. Conta com uma ótima estrutura, uma experiência típica de museus, porém com um incrível diferencial, e há pouco tempo passou por uma reformulação geral. Também há espaços para exposições artísticas e temporários, sendo assim se tem uma base para todos os gostos, tanto os adultos, quanto as crianças vão gostar desse atrativo de modo geral.

No museu trabalham ex-funcionários que participaram da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, que conhecem cada pedaço da barragem, dessa forma, o Ecomuseu é um museu em que os membros da comunidade participam do seu desenvolvimento e manutenção.

Réplica da Turbina da Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizado no Ecomuseu de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu no Paraná.
Foto: Turismo Itaipu.

Para quem visita o Ecomuseu e ama histórias, acaba sendo uma sensação mágica, pois os funcionários de lá te contam detalhadamente as histórias que eles viveram e você se sente como se fizesse parte daquela história também. E o melhor também é que você fica mais interessado no que está sendo abordado, pois sabe que é uma história totalmente real e vivida por eles.

Um museu comum já te faz dar uma volta no passado, mas o Ecomuseu te leva mais a fundo de tudo, porque conta com instalações e equipamentos que permitem total interação do público o que acaba sendo uma baita experiência e interatividade. Os espaços recriam cenários que vão desde o período pré-histórico á povoação de Foz do Iguaçu e a construção da usina.

Uma parte muito importante do Ecomuseu é a parte externa, que conta com jardins com a presença de equipamentos utilizados durante a época do engenho e o caminhão gigante. Também conta alguns navios e barcos para a apreciação e também para tirar aquela foto que tanto adoramos. Ainda na parte externa, também conta com painéis de pinturas que contam a história local, vale muito a pena conferir.

Maquete mostrando área que foi posteriormente alada na construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Localizado no Ecomuseu de Itaipu na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
Foto: Turismo Itaipu.

Na parte interna do Ecomuseu, contamos com uma enorme maquete, que mostra uma área que foi posteriormente alagada, além de quadros contando as etapas da construção da Usina. Outra coisa interessante é a réplica do eixo da turbina, em versão menor para que se possa ver mais detalhadamente e tirar fotos (tem até um capacete que foi utilizado pelos funcionários) e sendo assim se sentir como se fizesse parte dos funcionários que ajudaram na construção da Usina.

Outro ponto que encanta a todos que visitam o museu é a grande maquete de piso que mostra toda a área da bacia hidrográfica do Paraná. Essa área é a mais famosa do museu, pois é ponto de fotos da maioria que visita o atrativo. Então não esqueça de quando vir visitar o local de fazer aquela foto maneira hein?

Maquete da história dos barrageiros em Foz do Iguaçu, no Ecomuseu de Itaipu, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
Foto: Turismo Itaipu.

Parte interessante do Ecomuseu, são os índios, que se encontram em forma de réplicas bem realistas, que também é contado um pouco da história deles na cidade de Foz do Iguaçu e região. Outra parte do atrativo é uma sala que mostra como foram feitas as escavações geológicas da região, além de vários animais taxidermizados, além da flora da região.

O Ecomuseu é um atrativo para toda a família, vale a pena conhecer um pouco mais da história e toda a cultura de Foz do Iguaçu e região, não te faz pensar só em coisas antigas como estão habituados a vermos por aí e sim se encantar com cada detalhe.

Jardim do Ecomuseu de Itaipu, localizado em Foz do Iguaçu, Paraná.
Foto: Turismo Itaipu.

A LOCALIZAÇÃO DO ECOMUSEU

Na Itaipu Binacional, há um Centro de Visitantes, logo na entrada, onde fica a bilheteria e por lá que saem os ônibus que fazem os passeios dentro da Usina. O Ecomuseu não fica dentro da Usina, mas precisa caminhar um pouco para chegar até lá. Você pode ir direto e adquirir os seus ingressos lá ou no Centro de Visitantes e já aproveitar o transporte fornecido pela Itaipu até o local.

Jardim do Ecomuseu de Itaipu, localizado em Foz do Iguaçu, Paraná.
Foto: Turismo Itaipu.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O Ecomuseu de Itaipu funciona de terça a domingo, das 10h00 ás 18h00.

LOCALIZAÇÃO: Avenida Tancredo Neves, 6001 – Jardim Itaipu, Foz do Iguaçu.

CONTATO: +55 (45) 3576-7000

CONCLUSÃO

Afim de conhecer detalhadamente a história de Foz do Iguaçu e da construção da barragem de Itaipu? Então não deixe de visitar o Ecomuseu e ficar por dentro de tudo. Espero que tenha gostado da nossa dica de atrativo de hoje e aproveite muito a sua visita a cidade.

Piscina do Carimã Hotel e Convention, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

Lembrando que nós do Carimã Hotel e Convention, estamos sempre procurando as melhores dicas de turismo e afins para ajudar a todos. O hotel também é considerado um dos melhores hotéis em melhor custo benefício de Foz do Iguaçu e região, ele que é sinônimo de muita história e tradição na cidade.

Vendedora Michelle Escobar, na agência de turismo A3 Iguassu Turismo, anexa bem ao lado da recepção do Carimã Hotel e Convention, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

O Carimã conta com a A3 Iguassu Turismo, uma agência de turismo anexa bem ao lado da recepção do hotel. Na A3 você estar adquirindo os ingressos para diversos atrativos, inclusive o do Ecomuseu também, contando com o serviço de transporte até o local do passeio com saídas de dentro do hotel, sendo assim você não precisa se preocupar com nada.

A A3 Iguasu Turismo, juntamente com o Carimã Hotel e Convention, conta com um grupo no facebook chamado, “Dicas Sobre Turismo em Foz do Iguaçu”, você pode estar participando e ficando ligadinho em todas as nossas dicas sobre os atrativos. Aproveite também para tirar suas dúvidas conosco, a nossa equipe está sempre disposta a lhe ajudar.

LINK GRUPO DE DICAS

Capa do Ebook do Hotel Carimã "Passeios Noturnos na Tríplice Fronteira"  na Itaipu Iluminada, localizada em Foz do Iguaçu, Paraná.

Já conhece os Ebooks do Carimã? Todo mês preparamos um conteúdo repleto de dicas e informações para você que está vindo para a cidade e região.

O nosso Ebook desse mês é sobre “Passeios Noturnos na Tríplice Fronteira”, aproveite para conhecer diversas opções de passeios durante a noite. O Download é gratuito e você ainda ganha um baita presentão no fim de cada Ebook. Então não deixe de baixar esse mega presente do Carimã para você.

LINK EBOOK DO CARIMÃ

CONTATO:

CARIMÃ HOTEL E CONVENTION

📞 Telefone: +55 (45) 3521-3060

📱 WhatsApp: +55 (45) 3521-3069

LINK DIRETO WHATSAPP DO CARIMÃ

A3 IGUASSU TURISMO

📞📱 Telefone e WhatsApp:

Michelle: +55 (45) 99157-8870

Ágatha: +55 (45) 99111-4043